top of page
Tópicos

A força transformadora da caridade nas Casas Espíritas

Alan Lira


É possível nos depararmos por diversas vezes com situações onde o egoísmo se torna protagonista em um recorte da sociedade estimulada pelo individualismo, havendo uma aparente disputa em mostrarmo-nos pessoas autossuficientes, bem sucedidas e populares colocando os próprios interesses acima dos interesses do bem comum. Esse individualismo pode acabar impactando, inclusive, na saúde mental causando depressão, ansiedade e baixa autoestima.

 

Buscar um equilíbrio entre atender as próprias necessidades e apaziguar os conflitos externos, é uma tarefa que pode ser alcançada com empatia. Rezende (2024, on-line) entende a empatia como “a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos e perspectivas”. E esse olhar direcionado para o outro com a intenção de se fazer o bem, desenvolve a virtude naquela pessoa que busca praticar a benevolência. Sendo a caridade, tal como Kardec a compreende, “a fonte de todas as virtudes humanas” (MOURÃO Jr., et al, 2023, p. 30), a doação de si beneficia a quem necessita da caridade, bem como a quem a pratica, nos tornando pacientes, doces, prudentes, afáveis, bem como aponta Léon Denis (2008, p. 181-184)

 

De Essência Divina, a caridade, que está ao alcance de todos nós, pode ser de âmbito material ou moral.  A caridade material abrange as ações em que beneficiamos a quem necessita de bens materiais de subsistência, sejam, por exemplo, recorrendo a alimentos, vestimentas, medicamentos, moradia, itens em que a impossibilidade financeira atinge os mais desamparados. Enquanto essa caridade material é direcionada para um determinado perfil de necessitados, a caridade moral abrange todos que participam da nossa convivência diária.

 

A caridade moral alcança a quem carece de afago, amizade sincera, escuta fraterna, palavras de apoio, abraço amorável, perdão e misericórdia, sem julgamentos, onde se construa uma relação benevolente entre os Espíritos que se auxiliam entre si, suportando suas diferenças, visto que a prática da caridade nos aproxima do ensinamento de Jesus em amar uns aos outros como irmãos, e, segundo O Evangelho Segundo o Espiritismo, ela “consiste em se suportarem umas às outras as criaturas” (KARDEC, 2023, p. 167)

 

Agregado à caridade moral, em que a materialidade não é o objetivo da ação realizada pelo beneficiador, podemos pensar na caridade espiritual aos Espíritos desencarnados. Na questão 664 de O Livro dos Espíritos é apontada a utilidade da prece como aliviadora das aflições dos Espíritos sofredores, despertando o desejo de melhoras e atraindo para si outros Espíritos que orientem, consolem e aliviem as suas tormentas, abreviando, inclusive, suas penas.

A partir dessas premissas, podemos compreender que existem diversas maneiras de sermos caridosos, cabendo a nós observar os Espíritos que sofrem, por quais motivos sofrem e como podemos aliviar esse sofrimento. Um importante recurso que pode colaborar com a nossa benfeitora intenção é o suporte que se encontra nas Casas Espíritas.

 

Compreende-se por Casa Espírita “uma organização religiosa, sem fins lucrativos, que desenvolve atividades fundamentadas na Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, bem como em obras que lhe são complementares e subsidiárias” (CARVALHO, 2021, p. 17), com o objetivo de “promover o estudo, difusão e prática da Doutrina Espírita, (...) auxiliando na formação do homem de bem, acolhendo, consolando, esclarecendo e orientando” (FEB, 2021, p. 28).

 

Dentre as atividades básicas realizadas em algumas Casas Espíritas, estão majoritariamente, a realização de Palestras Públicas, Estudo do Espiritismo, Atendimento Espiritual, Estudo e Prática da Mediunidade, Evangelização Espírita da Infância e da Juventude, Acolhimento e Orientação às Famílias, Divulgação da Doutrina Espírita, Assistência e Promoção Social Espírita.

 

O alcance à caridade através da Casa Espírita pode se dar por meio da Assistência e Promoção Social Espírita, que implica em atender material e espiritualmente famílias em vulnerabilidade social.

 

Podemos conceber a atividade de assistência social como “um conjunto de ações que objetivam atender certas necessidades das pessoas que não apresentam meios de as alcançar sozinhas” (CARVALHO, 2021, p. 80) e que, além da promoção da assistência espiritual daquelas pessoas que necessitam e buscam amparo, o auxílio material não só abranda o sofrimento dos necessitados, bem como promove uma elevação moral e crescimento espiritual de quem doa.

 

Não há a intenção de causar uma dependência das pessoas que recebem os donativos materiais, mas há principalmente a finalidade de alinhar o atendimento espiritual e material, promovendo uma transformação de quem recebe, explicando, tal como apontamos anteriormente, que é possível praticarmos a caridade e a doação de si mesmo que tenhamos recursos limitados.

 

A caridade moral praticada na Casa Espírita pode ser vivenciada com o acolhimento da pessoa que a busca, promovendo atendimentos fraternos, palestras evangelizadoras, estudos, incluindo o trabalho de desobsessão e o trabalho mediúnico que beneficia tanto os Espíritos encarnados, quanto desencarnados.

 

A quem doa, cabe o sigilo, a humildade e sem ostentação buscar auxiliar os infortunados, apoiando-se no ensinamento de Jesus de que não saiba a mão esquerda o que deu a mão direita (Mateus 6:1-4), sem esperar calamidades para que nos comovamos, mas olhar para cada irmão e buscar neles as catástrofes pessoais que os afligem, compreendendo que poderia ser essa Criatura Divina um irmão, pai, mãe de outras vidas, as quais fomos igualmente beneficiados.

 

Sejam com amigos e parentes, ou com pessoas que não pensam como nós, Espíritas, pratiquemos a caridade, tal como encontramos em O Evangelho Segundo o Espiritismo, “sendo indulgentes para com os outros, perdoando-se mutuamente as fraquezas, cuidando não ferir o amor-próprio de ninguém” (KARDEC, 2023, p. 172) em busca de nos aproximarmos da Divina Perfeição de Deus.

 

==========

Referências

1-  CARVALHO, Evelyn Freire de. O que é a Casa Espírita. Série Conhecendo o Espiritismo. Rio de Janeiro: Editora Letra Espírita, 2021.

2-  DENIS, León. Depois da Morte. Brasília: FEB, 2008.

3-   FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA – FEB. Orientação ao Centro Espírita. Brasília: FEB, 2021.

4- KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 1ª Ed. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita, 2022.

5-  KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita, 2023.

6- MOURÃO JR, Carlos Alberto; et al. Dicionário Kardec: verbetes baseados na obra de Allan Kardec. Paraná: EVOC, 2023.

7-  REZENDE, Carlos Alberto. O abismo do egoísmo em seu impacto nas relações. Campo Grande News, 2024. Disponível em < https://www.campograndenews.com.br/colunistas/ensinar-juntos/o-abismo-do-egoismo-e-seu-impacto-nas-relacoes>. Acessado em 24 de março de 2025.


Conheça o Clube do Livro Letra Espírita, acesse www.letraespirita.com.br e receba em sua casa os nossos lançamentos. Ajude a manter o GEYAP – Grupo Espírita Yvonne do Amaral Pereira

 
 
 

Comments


Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page