“COMO ENFRENTAR AS DIFICULDADES”
Laura Lins
Vou começar esse texto com uma pergunta sincera: “Como enfrentar as dificuldades?”
Diante de todos os nossos estudos dentro da casa espírita, estudos e leituras em casa e até mesmo estudos através das redes sociais, lembramos que esses obstáculos que surgem ao decorrer de nossas existências enquanto reencarnados fazem parte.
"Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte... Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.” (Meimei / Francisco Cândido Xavier)
A vida é um roteiro cheio de intensos desafios e diversas dificuldades, disso não se há dúvidas. Aliás, são nesses momentos de desafios e dificuldades que encontramos as grandes oportunidades que nos fazem crescer cada vez mais moralmente e espiritualmente.
Quando vivemos tranquilamente, sem preocupações, vivendo de forma acomodada, por consequência, surge uma estagnação neutralizando assim os nossos sonhos de prosperidade.
Tudo isso são propostas para a nossa evolução, todos os desafios e as dificuldades. Então, ao invés de ficarmos parados reclamarmos de todos esses obstáculos e barreiras que aparecem diante de nós, antes, vamos aprender a agradecê-los.
Como assim agradecer? Claro, todos esses obstáculos sempre se caracterizam como lições vivas e caminhos de aprendizado. Superá-los significa não só movimentar iniciativas, como também a boa vontade, ideal e determinação, abrindo novas perspectivas para as conquistas.
Mas e como as provas e expiações podem ser explicadas pela Doutrina Espírita?
De acordo com os princípios da Doutrina, a dor não significa um castigo de Deus, mas sim uma oportunidade para a evolução espiritual daqueles que a enfrentam com coragem.
Tudo é amor, até mesmo essa dor que sentimentos, isso tudo nos faz crescer, ou seja, a dor também é uma forma de aprendizagem. A partir disso, temos uma visão de um Pai muito mais misericordioso e não punitivo, nossa jornada respeita a Lei de Causa e Efeito, ganhando assim um novo sentido, abrindo os horizontes.
Todas essas dificuldades de hoje podem ser explicadas através das más escolhas do passado, de acordo com o livre arbítrio de cada um.
A luz do conhecimento espiritual reforça a importância de fazermos a nossa parte com perseverança, sem deixar que o desânimo abata as forças interiores. Emmanuel pela psicografia de Chico Xavier lembra em uma de suas mensagens inesquecíveis que os momentos difíceis passarão, porque tudo passa: “Dias de tristeza… Dias de felicidade… São lições necessárias que na Terra, passam, deixando no espírito imortal as experiências acumuladas”.
Sem esquecer que a Terra é um planeta de provas e expiações, no qual vivem espíritos necessitados de vencer suas imperfeições morais. Nesta caminhada, a reencarnação representa uma necessidade para a evolução.
Dentro dos princípios da Lei do Progresso, sempre há tempo de reparar o mal com o bem, construindo um novo caminho. Todos desejam a felicidade, mas para encontrá-la é preciso trabalhar os valores do espírito. As provas e expiações fazem parte do aprimoramento, mas cabe a cada um saber enfrentar com sabedoria as aflições que surgem pelo caminho. Nos ensinou Jesus: “Bem aventurados os aflitos, pois que serão consolados”.
Clique aqui
Comments