Dependência Química e Alcoolismo
Podia até ser duvidoso antes, mas atualmente a dependência química tem se alado ao alcoolismo como vícios mortais, trazendo doenças e a desencarnação como fatalidade.
Qual a visão Espírita da dependência? Como isso atua na vida de nós espíritos imortais? Qual o ideal para a recuperação total?
A dependência química ou o alcoolismo são resultados de usos contínuos ou abusivos de substâncias psicoativas - que agem principalmente no sistema nervoso central - sendo elas medicamentosas - drogas farmacêuticas - ou não - álcool, maconha, cocaína e etc.
E há pessoas que nascem, de acordo com a ciência, com uma predisposição à essa dependência, que quando acionada pelo uso, é progressiva. Mas também entendemos, através da reencarnação, que essa predisposição é na verdade um efeito das reencarnações anteriores, aonde o ser podia ter se envolvido com alguma substância psicoativa.
As drogas farmacêuticas, usadas como medicamentos, de forma abusiva, também agem consequentemente no sistema nervoso central, ocasionando a dependência química.
Como consequência desse uso abusivo, a pessoa tem seu físico, psico, mental e social afetados. Já que a dependência é incurável e progressiva, e seu tratamento constante, necessitando vigilância e persistência do indivíduo que realmente quer se abster da substância e suas tristes consequências.
Sabemos que a substância afeta o nosso físico e mental. Os efeitos que no início podiam ser catalogados como prazerosos, logo são reconhecidos como penosos, e a progressividade leva o indivíduo a necessidade de doses maiores, comprometendo não só sua vida física, mas também sua vida espiritual.
Há um assédio espiritual grande sob a pessoa dependente, espíritos menos evoluídos que quando desencarnaram levaram com eles uma dependência psíquica, e que usam dos fluidos dos usuários encarnados para se satisfazerem dessa dependência. Mas esse assédio apenas existe por causa do vício do usuário, e não como punição.
Qual a consequência espiritual da dependência química?
Primeiramente, caso não seja tratada em forma de recuperação aqui na Terra, pode levar o usuário à desencarnação precoce, e assim torna-lo um suicida consciente, pois sabia que a droga estava arruinando sua vida.
E a próxima reencarnação do indivíduo estaria 'marcada', de acordo com as Leis Divinas, com débitos relacionados ao uso, comprometendo seu corpo físico com doenças, que serviriam de resgate e equilíbrio à sua reencarnação.
Há vários fatores a serem observados sobre a origem dessa dependência em alguém, mas um deles seria a falha tentativa do usuário de se preencher, sentir-se completo com os efeitos temporários causados pela dopamina - neurotransmissor responsável pelo prazer -, ou para aumentar o foco em alguma atividade, sentir confiança. Mas o que nao é observado é que é uma ilusão temporária, que cobra caro do usuário, que sofre seus efeitos.
Não resta dúvidas de que a dependência química e o alcoolismo devem ser estudados e refletidos por nós, mesmo não dependentes.
Dito que o tratamento é contínuo, pedindo do usuário boa vontade, além dos grupos de apoios que se baseiam nos 12 passos de AA, aonde os reunidos compartilham sobre sua recuperação, há também o tratamento oferecido por centros espíritas, baseado em fluidoterapia e dependendo do caso a desobsessão.
Todos nós seres humanos sentimos um vazio eventualmente, nos convidando a uma reflexão sobre nossos atos e vontades humanas, e é nesse momento em que Jesus nos aguarda de braços abertos, nos chamando ao seu encontro, lembrando que ele é o caminho, a verdade e a vida, que não estamos sozinhos em nossa caminhada terrena.
O caminho das drogas e do álcool são ilusórios e suas consequências duradouras através das vidas que estão por vir, a colheita é amarga e solitária, mas aquele que confia em Jesus como salvação e caminho, não verá nas drogas uma solução, pois confiará no amor Maior como a ajuda que necessita.
"Há questões que não poderíamos superar se não estivéssemos livres delas pela nossa própria natureza."
- Franz Kafka.
=====
Conheca nosso clube e associe-se www.letraespirita.com.br
Comments