top of page
Tópicos

Espiritismo e a Psicologia Positiva: Abordagens Espirituais para a Felicidade

Luciane Soek


O Espiritismo e a Psicologia Positiva partilham de um objetivo comum que é o desenvolvimento da felicidade, do bem-estar e da realização humana. Ambos oferecem caminhos para a busca da felicidade, concentrando-se no desenvolvimento interior. O Espiritismo tem uma abordagem espiritual do ser humano, considerando sua evolução não apenas no plano material, mas também no Espiritual. Já a Psicologia Positiva tem seu foco nas forças e virtudes humanas que promovem uma vida plena e significativa, cultivando emoções positivas como gratidão, resiliência e otimismo, promovendo bem-estar e satisfação com a vida.

 

A visão do Espiritismo sobre a felicidade:

 

Entende a felicidade como resultado não apenas de fatores psicológicos e sociais, mas também espirituais, fundamentados na evolução do Espírito. O ser humano evolui por meio das reencarnações, visando ao aperfeiçoamento moral e espiritual. A felicidade está ligada ao progresso espiritual, à prática da caridade e da reforma íntima, considerando que a felicidade verdadeira vai além do mundo material.

 

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, nos orienta:

 

920. Pode o homem gozar de completa felicidade na Terra?

Não, por isso que a vida lhe foi dada como prova ou expiação. Dele, porém, depende a suavização de seus males e o ser tão feliz quanto possível na Terra (KARDEC, 2022, p. 333).

 

922. A felicidade terrestre é relativa à posição de cada um. O que basta para a felicidade de um constitui a desgraça de outro. Haverá, contudo, alguma soma de felicidade comum a todos os homens?

Com relação à vida material, é a posse do necessário. Com relação à vida moral, a consciência tranquila e a fé no futuro (KARDEC, 2022, p. 334).

 

Depende do homem sua felicidade, de suas atitudes e conduta, pois isso implicará em sua vida e em sua felicidade. Totalmente felizes aqui na Terra não seremos, mas precisamos ter persistência, fé e resiliência. A felicidade na Terra é relativa e o indivíduo que não é ambicioso e apegado ao material, é mais feliz.

 

De ordinário, o homem só é infeliz pela importância que liga às coisas deste mundo. Fazem-lhe a infelicidade a vaidade, a ambição e a cobiça desiludidas. Se se colocar fora do círculo acanhado da vida material, se elevar seus pensamentos para o infinito, que é seu destino, mesquinharias e pueris lhe parecerão as vicissitudes da Humanidade, como o são as tristezas da criança que se aflige pela perda de um brinquedo, que resumia a sua felicidade suprema.

Aquele que só vê felicidade na satisfação do orgulho e dos apetites grosseiros é infeliz, desde que não os pode satisfazer, ao passo que aquele que nada pede ao supérfluo é feliz com os que outros consideram calamidade (KARDEC, 2022, p. 337).


A felicidade não é encontrada na ausência dos problemas e dificuldades, mas na maneira como lidamos com elas. Os sofrimentos e provas na Terra ajudam no progresso do Espírito e, ao serem bem suportadas, aproximam o indivíduo da verdadeira felicidade.

 

Quando Cristo disse “bem-aventurados os aflitos, o Reino dos Céus lhes pertence”, não se referia de modo geral aos que sofrem, visto que sofrem todos os que se encontram na Terra, quer ocupem tronos, quer jazam sobre a palha. Mas, ah! Poucos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao Reino de Deus” (KARDEC, 2023, p. 79).

 

A felicidade plena só pode ser alcançada pela evolução espiritual, pela prática do amor e caridade, pela aceitação das dificuldades como oportunidade de crescimento, o desapego dos bens materiais e o desenvolvimento das virtudes são essenciais para experimentar a verdadeira felicidade.

 

Convergência entre o Espiritismo e a Psicologia Positiva

 

As duas abordagens se complementam, a Psicologia oferece a oportunidade de autoconhecimento e de escolhas responsáveis e, portanto, também de transformação espiritual. O Espiritismo enfatiza o progresso espiritual, a reforma íntima e hábitos salutares que promovam o equilíbrio emocional e espiritual.

 

Ambos oferecem oportunidades de melhoramento e transformação. A Psicologia Positiva enfatiza a importância de relacionamentos saudáveis, pois conectar-se com o outro de forma salutar é a chave para a felicidade. Para o Espiritismo, o amor ao próximo e bons relacionamentos são oportunidades de aprendizado e de crescimento espiritual.

 

Tanto as práticas psicológicas e espirituais são importantes e podem ser aplicadas no nosso dia a dia para alcançarmos a felicidade mais profunda e duradoura. Que possamos a cada dia buscar o melhoramento, abandonar o egoísmo e o apego às coisas materiais, buscando a verdadeira felicidade que não vem de objetos, mas de sermos melhores, praticarmos a caridade e olhar o nosso próximo com amor, pois isso certamente nos levará à felicidade.

 

==========

Referências:

 

HADDAD, Eliana. A psicologia e o espiritismo em nossa transformação. 2019. Disponível em:https://correio.news/entrevista/a-psicologia-e-o-espiritismo-em-nossa-transformacao#:~:text=O%20espiritismo%20prop%C3%B5e%20um%20c%C3%B 3digo,portanto%2C%20tamb%C3%A9m%20de%20tr. Acesso em: 17 de outubro de 2024.

 

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita. 2022.

 

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita. 2023.

 

ROSSANI, Alexandre. O que é a Psicologia Positiva e quais os seus benefícios? 2022. Disponível em: https://alexandrerossani.com.br/psicologia-positiva/#:~:text=Conhe%C3%A7a%20os%203%20Pilares%20da,a%20liberdade%20e%20a%20fam%C3%ADlia.. Acesso em: 17 de outubro de 2024.


Conheça o Clube do Livro Letra Espírita, acesse www.letraespirita.com.br e receba em sua casa os nossos lançamentos. Ajude a manter o GEYAP – Grupo Espírita Yvonne do Amaral Pereira.

19 visualizações

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page