Esquecimento do Passado – Espiritismo sem Mistério
No capítulo V, Esquecimento do Passado, do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, é possível compreender os motivos pela perda de lembranças sobre nossas vidas passadas.
As lembranças poderiam, muitas vezes, atrapalhar a atual encarnação do Espírito. Para a Doutrina Espírita o Esquecimento do Passado também pode ser conhecido como véu do esquecimento.
O Espiritismo explica que esse véu nos servem como auxílio para podermos exercitar o amor nas relações sociais e familiares. Se não houvesse o Esquecimento do Passado poderíamos alimentar ainda mais mágoas e raivas de irmãos próximos, como filhos, pais ou irmãos.
Neste capítulo do Evangelho é dito que Deus nos concede o que necessitamos: “a voz da consciência e as tendências instintivas”. Ou seja, através das intuições do inconsciente e das inspirações transmitidas pelos espíritos protetores temos conteúdo necessário para seguirmos a nossa encarnação.
Mas também temos alguns fleches e lembranças vagas que podem explicar algumas questões com o intuito de nos ajudar. Essas “certezas” podem vir da nossa voz íntima ou mesmo, e talvez com mais frequência, pelos sonhos.
É importante lembrarmos que o Esquecimento do Passado “ocorre apenas a vida corpórea”. Ao desencarnarmos e voltarmos “à vida espiritual, readquire o Espírito a lembrança do passado”.
Portanto, não há necessidade alguma de ficar ansioso por lembranças que podem prejudicar o progresso de sua encarnação. O que lhe for servir, a espiritualidade superior tomará as providências devidas. Confie em Deus e ore para que possa ter a sabedoria de escutar os Espíritos Amigos e seguir o melhor caminho rumo a evolução.
=====
Conheça nosso Clube do Livro Letra Espirita e associe-se: www.letraespirita.com.br
Fonte: RBN
Comments